Top Ad unit 728 × 90

ARTISTAS QUE ENGRANDECEM A ARQUITETURA DE INTERIORES

 sala com parede berinjela e xilogravura na parede

Quem disse que elementos da cultura popular não podem tornar o seu ambiente elegante e requintado? Sem falar de como podemos usufruir da bela arte de artistas como J.Borges, (pernambucano de Bezerros).

A Obra e técnica de J. Borges era conhecida por tacos, hoje: Xilogravura que passou a ser reconhecida nacionalmente como uma atividade cultural na década de 60. Podemos encontrar peças maravilhosas desse artista e darmos ao nosso cantinho uma identidade cultural, claro se nos identificarmos com ela! 




Os temas mais solicitados em seu repertório são: o cotidiano do pobre, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, os folguedos populares, a religiosidade, enfim todo o universo cultural do povo nordestino. Ele trabalha geralmente com monocromático e nós podemos utilizá-los com várias cores de fundo, o contraste é ímpar! 


[post_ad]

Pode ser encontrado em Bezerros, mercados públicos e casa da Cultura. 




WELLINGTON VIRGULINOWellington Virgolino Aos 23 anos iniciou carreira profissional, dedicando-se desde então exclusivamente à atividade artística.
A partir de 1988, como contraponto à sua produção individual de artista plástico, passou a integrar-se a diversas realizações em grupo no teatro e vídeo. Conhecendo em livros as experiências de Chagall, Miró, Picasso e outros pintores que levaram as artes plásticas para a cena, passou a criar cenários, figurinos e iluminações para diversas montagens, tendo trabalhado também em direção de espetáculos e na criação de textos.
Atualmente pinta e esculpe cotidianamente e expõe e vende seus trabalhos no Recife. Cria também roteiros e desenhos de cena do cinema que pretende realizar.




Projeto de sala de estar com obras de Romero Andrade Lima

Neste outro ambiente, dois excepcionais artistas plásticos pernambucanos, ambos nascidos em recife: Romero de Andrade Lima e Wellington Virgulino. São obras belíssimas e usei neste ambiente como sugestão para o cliente que se identifica muito com os artistas. O branco, preto e bege se misturam com as cores e figuras expressivas. A leveza do vidro e cadeiras de palhinha também acabam tendo um lugar especial no projeto.


[post_ad]




Projeto de sala de estar com obras de Romero Andrade Lima

Do lado esquerdo, no console de apoio à mesa de jantar, Romero mais uma vez. Os quadros são da exposição azul e branco, onde faz referencia à arte dos Azulejos. Neste lado utilizamos uma luminária que já pertencia à familia do cliente e se harmonizou bem com os outros elementos.

Promob5i, por Cris Quintas.
*os Artistas foram usados como sugestão e as obras são ilustrativas (do acervo dos Artistas.).



Um pouco mais sobre os Artistas:

J.BORGES

J. Borges

José Francisco Borges, conhecido como J. Borges, nasceu a 20 de dezembro de 1935, no município de Bezerros, Pernambuco, onde deu início a sua vida artística e onde reside até hoje, escrevendo, ilustrando e publicando os seus folhetos.

Ele começou a trabalhar aos dez anos de idade na agricultura, e negociava nas feiras da região, vendendo colheres de pau que ele mesmo fabricava.

Em 1964, começou a escrever folhetos e a fazer xilogravuras, entalhando pinho e imburana.

Com o passar do tempo, em sua oficina montada próximo à sua residência, que inicialmente fabricava figuras para ilustrar apenas suas histórias, chegou a produzir cerca de 200 cordéis e dezenas de xilogravuras de capa.

[post_ad]

Wellington Virgolino de Souza ou W. Virgolino como assina suas telas, nasceu no Recife, no dia 19 de setembro de 1929, no bairro de Casa Amarela.  Aventurou-se como desenhista, gravador e escultor. Mas foi na pintura desenvolveu e amadureceu sua arte.
Autodidata e observador voraz do cotidiano, Welington Virgolino ficou conhecido pela pintura de dimensões estilizadas, apresentando certas deformações nos corpos das figuras humanas e dos elementos que compunham a tela.

Auto denominado de "modernista/figurativo", retratava gente do povo, operários de construção e as expressões do sentimento de cada personagem; mostrando as frustrações e os sofrimentos da vida precária do trabalhador brasileiro, eternizado em personagens como "Os calceteiros", "Calungas de Caminhão" e "Operários". Assim como não deixou de registrar as invenções e reinvenções da infância, ainda com ênfase em seus questionamentos sociais, através de suas crianças.



ROMERO DE ANDRADE LIMA  
                     
Romero de Andrade Lima nasceu em Recife, Pernambuco, em 1957. É artista plástico. Começou a desenhar, pintar e esculpir quando era criança, como autodidata, mas sempre com a orientação de seu tio e padrinho Ariano Suassuna.


Romero de Andrade Lima



Fonte: Site Fundação Joaquim Nabuco


ARTISTAS QUE ENGRANDECEM A ARQUITETURA DE INTERIORES Reviewed by Cris Quintas on 23:31 Rating: 5
All Rights Reserved by Papo de Design © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Papo de Design. Tecnologia do Blogger.