Top Ad unit 728 × 90

TAPETES ORIENTAIS NA DECORAÇÃO

tapete oriental em quarto de casal

Os tapetes estão em muitos contos e lendas, realmente eles possuem uma grande magia. Recebi dos leitores recentemente emails pedindo pra falar sobre tapetes, então segue pra vocês uma série sobre o assunto, e fiquem de olho, pois nos próximos vem mais novidades! 


Leia  e descubra os encantos dos tapetes! 
tapete persa na decoração

Os tapetes podem ter várias propriedades e transformarem os ambientes. Podem aquecer, unificar o espaço, orientar a circulação, favorecer a acústica além de personalizar de forma bem particular cada cantinho da sua casa.

Tapetes são apaixonantes!

[post_ad]


Há dez anos, trabalhei com Adroaldo Carneiro na loja  Adroaldo tapetes do mundo, em Recife, e com ele pessoalmente pude aprender bastante e me apaixonar. 

Antes de tudo, tapetes Orientais são obras de arte e agregam valor ao seu projeto. Vejo os tapetes orientais como jóias, algumas regiões ainda os tecem manualmente. O próprio Adroaldo, em várias da suas viagens ao Irã, pôde acompanhar a evolução de um único tapete durante os sete anos que ele foi tecido, dai vem o valor desse produto. A tecelagem de tapetes é sem dúvida uma das maiores manifestações de cultura e arte, com técnicas que são passadas de geração para geração.


tapete persa na decoração

Existem evidências de que o primeiro tapete encontrado 500 a.C, que é o tapete Pazyryk, mas essa arte sofreu várias modificações em diferentes períodos históricos na região do Irã.
Eles são feitos de lã de ovelha, alguns com fios de seda e até mesmo fios de ouro e de prata, são tingindos manualmente e colocadas para secar no sol. Algumas regiões hoje já utilizam as tinturas sintéticas, no entanto,os nômades ainda usam corantes naturais. É possível reconhecer esses tapetes pois eles acabam ficando com uma mudança de cor evidente.Esta mudança de cor chama-se abrash, e é a prova de que o tapete foi tingido com tintas vegetais.


tapete oriental na sala de estar

tapete oriental na sala de estar


tapete oriental na sala de estar

O uso de um tapete oriental em um ambiente moderno, neste caso um Nain, que utiliza bastante o marfin e alguns tons de azul, ainda possui uns fios de seda. É um tapete muito bonito e com o efeito da luz, os pontos em seda se sobressaem dando um brilho especial!


tapetes persas na decoração


Os tapetes são antes de tudo obras de arte, e são confeccionados a partir de um plano, que se chama cartão. O interessante disso é que um artista desenha nesse cartão um esquema de composição e cores.

[post_ad]

Mas cada região produz o seu próprio tapete, cores, fios, tipos de desenho, alguns utilizam floral, outros vasos, até as estações do ano são representadas nos tapetes, no gabbeh, por exemplo, são utilizados desenhos naif, numa estrutura mais simples de tapete, pelo um pouco mais longo e menos nós.
No esquema abaixo você pode conhecer um pouco mais dessa estrutura!

estrutura do tapete persa


As diferentes partes de um tapete têm os seguintes nomes:
  • Bordas secundárias: podem ser internas ou externas (em relação à borda principal) e são mais ou menos numerosas e mais ou menos estreitas. Às vezes, as bordas externas são de uma só cor.
  • Borda principal: completa a ornamentação do tapete e proporciona um equilíbrio ao conjunto.
  • Campo: é constituído pela parte interna do tapete, delimitado pelas bordas.
  • Cantos: os cantos são formados pelos ângulos do campo.
  • Medalhão central: os medalhões são de formas variadas: circular, oval, em forma de estrela ou poligonal.
E ai, vão usar o tapete persa?
então pesquisem, mãos à obra e fim de papo!

Texto: Cris Quintas e Winkpédia

TAPETES ORIENTAIS NA DECORAÇÃO Reviewed by Cris Quintas on 16:37 Rating: 5
All Rights Reserved by Papo de Design © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Papo de Design. Tecnologia do Blogger.