Top Ad unit 728 × 90

TAPETES CLÁSSICOS - AUBUSSON

tapete aubusson na decoração

Hoje vamos continuar falando sobre tapetes, mas desta vez falaremos e mostraremos alguns estudos de casos com tapetes clássicos. Vejam que eles  são usados também em ambientes modernos  e contemporâneos.

Gosto muito do tapete Aubusson, ele me leva pra passear nos museus e na França antiga. É um tapete sofisticado e com desenhos muito finos. Conheça um pouco sobre o Aubusson, ele certamente irá encantar você!



tapete aubusson na decoração


Um pouco de história...


Aubusson é um tapete clássico francês. Nesse tapete são usados as técnicas do kilim e do soumak. Sua quase totalidade, apresenta desenhos de paisagens.



Em 1743, caiu a lei que obrigava que todos os tapetes produzidos na França fossem de uso exclusivo da casa real. Para proteger o patrimônio real, no entanto, foi feita outra lei, proibindo a importação pela França de qualquer tapete oriental. Mas os tapetes franceses Savonnerie eram muito caros para o povo. Foi então construída a fabrica de Aubusson, que produzia tapetes os quais, por não terem nós, eram mais baratos e rápidos de fazer, mas delicados e resistentes o suficiente para servirem como cobertura de pisos.


[post_ad]

Os desenhos e as cores eram parecidas com os dos Savonnerie, mas seus tamanhos eram bem menores. Afinal, não era qualquer um que possuía um Louvre para decorar. Ficaram muito populares em Paris no decorrer dos sec. XVIII e XIX. Hoje, os que são encontrados em bom estado valem uma pequena fortuna.



Vejam alguns ambientes a seguir !


tapete aubusson na decoração
Vejam como nesse ambiente ele caiu bem, com sofás nas cores neutras e um tom de rosa nas almofadas e tapetes. 

tapete aubusson na decoração
Nesse ambiente, o Aubusson pôde protagonizar o espaço ficando muito charmoso combinado com os tons neutros e o quente da parede laranja. 

tapete aubusson na decoração

tapete aubusson na decoração
Esse ficou ousado demais, não? Parede roxa deu uma sofisticação ao ambiente.
Vejam as alturas dos quadros. Deus vontade de fazer um post com quadros, me aguardem!
tapete aubusson na decoração

tapete aubusson na decoração

Mas como saber a hora de  misturar um tapete clássico com um ambiente moderno ?

Veja um vídeo do Arquiteto Antônio Ferreira Júnior, da casa e jardim aqui

Já que falamos um pouco de história, vamos refrescar um pouquinho a memória falando sobre estilos. Vamos lá!

[post_ad]


Os estilos

O clássico e o provençal têm diferenças importantes. Veja as principais características de cada um:

Clássico (estilo Luís XV):

Cores neutras e escuras, móveis com desenho clássico em madeira escura e pátina dourada e prata; os tecidos mais comuns são seda, veludo, tapeçaria e renda; tapete aubusson; lustres em cristal; revestimentos de paredes em tecido como seda e veludo; acessórios mais usados: ovos limoges e cristais Bacarat.

Provençal

Cores pastéis e claras; móveis rústicos com pátina branca; os tecidos mais comuns são algodão em listras, florais ou xadrezes; tapete rústico com fibras naturais; lustres em ferro e cúpulas em tecido; revestimento de parede feitos em papel específico ou tecidos de algodão; acessórios mais usados: porcelana branca.


Fonte:
Esses textos tiveram uma ajudinha da Wikipédia.

TAPETES CLÁSSICOS - AUBUSSON Reviewed by Cris Quintas on 09:46 Rating: 5
All Rights Reserved by Papo de Design © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Papo de Design. Tecnologia do Blogger.