ÁREA DE SERVIÇO


área de serviço

Área de serviço é um local onde costumamos acumular coisas e não é um local onde se realizam poucas tarefas. Como sempre costumo falar sobre a questão do metro quadrado dos apartamentos, cada vez mais reduzido, precisamos valorizar cada pedacinho desse ambiente e torná-lo mais funcional. 

As áreas de serviços estão integradas às cozinhas na maioria dos  projetos e não têm sequer uma parede divisória. Então como criar um espaço de lavanderia agradável e com bastante funcionalidade?



planta baixa área de serviço

                                      Projeto retirado do site Clique Arquitetura.

Essa é a configuração de projeto acima é a  mais comum que temos, a área integrada na cozinha, então por onde começar a decorar?

Uma das coisas que mais comprometem o bom funcionamento de uma lavanderia, quando está integrada à cozinha é a gordura, que vem dela. Nem sempre temos a possibilidade de criarmos uma porta divisória no local, pela dimensão. No entanto existem algumas soluções para isolamento desse ambiente:

1- Divisória de granito
Pode ser uma solução interessante porque não se perde a ventilação, que vem da área de serviço, no entanto o ideal é manter o mesmo padrão de cores da cozinha e eletrodomésticos também, bem como o mobiliário.

2-Porta de correr
Se você tem espaço para uma porta de correr, é uma ótima solução! Você terá uma quebra de espaço e resolverá muito bem a questão da área de serviço ficar aparente. O custo é um pouco acima de uma porta com dobradiça comum, mas o mercado oferece boas opções de roldanas e corrediças sejam aparentes ou não.

3- Porta camarão
é uma opção extremamente versátil e com certeza valorizará o espaço, mas procure um bom marceneiro para realizar o trabalho, não esqueça de pedir referências!


Porta camarão

                   Modelo de porta camarão para isolar a área de serviço.


projeto de área de serviço


projeto de área de serviço

Na hora de projetar uma área de serviço devemos pensar em algumas coisinhas importantes como por exemplo o piso que ela deve ter. O ideal é escolher um piso antiderrapante e de fácil manutenção. Uma outra coisa que facilita muito ter na área de serviço é um ralo, no entanto nem todos os apartamentos têm. Mas você pode ficar de olho na hora de adquirir um imóvel!



Como os espaços são geralmente pequenos, existem máquinas que exercem mais de uma função lavar/secar. Elas são ótimas e você pode evitar os varais de teto.
particularmente, gosto de projetos onde posso ter uma bancada continua e ter armários embaixo do tanque ( que não precisa ter a dimensão de um tanque comum) porque servirá apenas para lavar pequenas peças. A máquina de lavar, poderá ocupar esse espaço também, no entanto a abertura deverá ser frontal como no exemplo abaixo:

projeto de área de serviço
               Projeto do site Clique arquitetura, usado de apoio ao texto.

Perceba no projeto acima a distancia do piso para os armários que geralmente variam entre 15 cm e 20 cm e os armários que ficam localizados acima do tanque.
Selecionei algumas fotos de área de serviço, vamos ver? lá embaixo seguem algumas dicas para um bom funcionamento da área de serviço!

projeto de área de serviço

projeto de área de serviço


projeto de área de serviço

projeto de área de serviço



projeto de área de serviço


projeto de área de serviço

Vejam mais algumas dicas:

1-Valorize a iluminação natural da sua área de serviço

2-A tábua de passar pode ser embutida em gavetas ou em armários altos onde podem também ser guardados as vassouras.

3-Use caixas organizadoras de plástico, já que vão ficar em área molhada.

4-Trulhas para roupa suja são importantes e algumas lojas de planejados têm já embutidas nos móveis e a tok stok tem ótimas opções.

5- Prateleiras e cabideiros são importantes nesse espaço, facilita muito para quem está passando roupa.

6- As bandejas de alumínio são muito úteis para serem usadas dentro dos armários, pois evitam que a água danifique a madeira do mobiliário

Então se você já tem ideia de como montar a sua área de serviço, aproveite as dicas. 
Fim de papo e mãos à obra!

Fontes
Texto: Cris Quintas
Construção e design             Clique arquitetura




MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...