Top Ad unit 728 × 90

CURIOSIDADES PASCOAIS PARA ALEGRAR NOSSAS ESPERAS


Estamos na semana de Páscoa e aqui no Papo Cabeça a gente vai falar um pouquinho da história dos símbolos que permeiam as comemorações dessa época tão bacana do ano.

A festa de caráter religioso sempre teve a tônica dessa coisa gregária de família, rituais de celebração conjunta, crianças felizes caçando ovos pela casa mas sem entender porque esses ícones se consolidaram como emblemas desses momentos tão especiais.

Tudo começou bem lá trás quando o povo hebreu foi libertado da escravidão no Egito e a comunidade judaica passou a celebrar essa vitória. Na ocasião em que Cristo foi condenado e ridicularizado como rei dos judeus, a crucificação culminou com sua morte e ressurreição, base de toda a crença cristã. É a data mais importante do calendário religioso ocidental e o início de uma nova compreensão sobre o significado desta época.  
[post_ad]

De lá pra cá a simbologia da páscoa e dos rituais de passagem ganharam muitas releituras que foram aos poucos se paganizando. O ovo, por exemplo, passou a simbolizar o sepulcro vazio, mas sempre foi oferecido como regalo para lembrar a continuidade da vida  e começou a ser decorado com lindas pinturas na casca. O coelho, animal fértil e de rápida reprodução, também entra na composição da ideia de que a vida se multiplica em abundancia, como Cristo prometeu na cruz.

Já os ovos de chocolate foram inventados por Pâtissiers franceces que tiveram a deliciosa sacada de esvaziar o ovo de galinha, preenchê-lo com chocolates e decorá-los. De lá pra cá todos sucumbimos as doces tentações que se escondem atrás daqueles belos papéis barulhentos.

O importante na páscoa é o espírito de passagem e renovação. Esses símbolos são só referências materiais para nos lembrar de coisas realmente importantes, independentemente do credo que professamos. A mudança e renovação é prerrogativa da continuidade da vida e é esse ciclo que se renova a todo instante que nós precisamos valorizar. Os recomeços, as retomadas, os ressurgimentos essenciais para a continuação das coisas.

Feliz Páscoa e até a semana que vem.

Fontes:
Google imagem





MyFreeCopyright.com Registered & Protected
CURIOSIDADES PASCOAIS PARA ALEGRAR NOSSAS ESPERAS Reviewed by Cris Quintas on 11:24 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Papo de Design © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Papo de Design. Tecnologia do Blogger.