Top Ad unit 728 × 90

O BARROCO MINEIRO




Amanhecemos o dia com sabor de Minas!Recebemos o desafio da nossa colunista do papo cabeça, a querida Patrícia Freire e vamos lá! Pauta tem de rodo, porque Minas é história viva. Então começaremos com  o barroco Mineiro! Prepara o café e o pão de queijo!


Apesar das discussões sobre o período de 1760, o estilo arquitetônico no estado de Minas Gerais ser predominantemente Rococó, alguns estudiosos ainda apostam na grandiosidade e riqueza atribuídas ao barroco, então charmosamente costumamos chamar esse período de barroco Mineiro.

[post_ad]

Vários são os fatores que favoreceu um crescimento estupidamente rápido desta região, mas o mais forte é o apogeu do ouro, também chamado como ciclo do ouro, no  século XVIII.

A arquitetura mineira se mostra bem interessante, por sua localização geográfica mais acidentada,morros e vales. Foi essa topografia que mudou um pouco o rumo dos construtores em Minas Gerais e já começa-se a ver a alvenaria empregada nas construções. Já que antes era usada a taipa de pilão, que é um sistema rudimentar de construção de muros e paredes.

Impossível falar sobre o Barroco mineiro e não citar Aleijadinho, grande mestre nas esculturas e arquitetura. Responsável por obras importantíssimas como O Santuário do bom Jesus do Matosinhos é constituído por uma igreja em cujo adro estão as esculturas em pedra sabão de 12 profetas. Ele contava com auxiliares para a execução dessas obras.

Minas é apaixonante e apesar de eu nunca ter visitado, passei a vida ouvindo de um tio Pernambucano da gema, que seu livre espírito cigano o tinha levado para Minas. Ele coleciona maravilhosas viagens e uma coletânea de fotos de tirar o fôlego!




Fontes:
Texto: Cris Quintas
Imagens Google imagens



MyFreeCopyright.com Registered & Protected
O BARROCO MINEIRO Reviewed by Cris Quintas on 07:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Papo de Design © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Papo de Design. Tecnologia do Blogger.