Top Ad unit 728 × 90

BOB DYLAN E AS DICOTOMIAS.


Nossa coluna se chama Papo Cabeça, não é? E cabeças precisam pensar, não é? Penso, logo existo, não é? Então a gente não podia ficar de fora da polêmica que envolveu a premiação de Bob Dylan pela academia sueca, conferindo ao artista o Nobel de Literatura "por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana".

O mundo literário se dividiu em polos: uns indignaram-se, outros acharam que o prêmio foi uma libertação. E a gente? Acha o quê?


As grande rupturas geram sempre controvérsia. Muita gente boa entrouxou o beiço por não ver escritores renomados, que estão na lista de merecimento do Nobel faz tempo, preteridos. Eu, particularmente, estranhei que escritores insistam em se manter com essa aura sacralizada, como se o fato de Bob Dylan ter se projetado mais através da música tirasse dele os méritos de ser um poeta incrível. Seria uma espécie de xenofobia literária? Por que o escritor tem que ser uma raça pura? Não pode passear por outras áreas da arte?

[post_ad]

Aí caímos na malha fina das discussões  inócuas: quem vem primeiro – o ovo ou a galinha? Poesia não é literatura? Música de letra não é poesia? Vi essa discussão acontecer entre amigos escritores, entre fãs, entre despeitados, entre ignorantes, entre gente sabida e é claro que ninguém chegou a um consenso e é claro que nunca se chegará. Isso me deixa extremamente feliz porque o papel da arte é mesmo esse, o de bulir com a gente, de gerar reflexões, incomodar, encantar. Premiar Philip Roth ou Haruki Murakami geraria toda essa polêmica? Provocaria essas reflexões?


Para ilustrar nossa coluna seguem pinturas e uma mini playlist das minhas músicas preferidas desse cantor, poeta, escritor, pintor e lá vai fumaça, que anda dando muito o que pensar.









Fontes : Youtube
                Google imagem

Patricia Freire



MyFreeCopyright.com Registered & Protected
BOB DYLAN E AS DICOTOMIAS. Reviewed by Cris Quintas on 20:50 Rating: 5

Nenhum comentário:

All Rights Reserved by Papo de Design © 2014 - 2015
Powered By Blogger, Designed by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Papo de Design. Tecnologia do Blogger.